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O que são vitaminas para grávidas?

As vitaminas para grávidas são complexos multivitamínicos para mulheres grávidas ou mulheres que estão a tentar engravidar. Em comparação com um multivitamínico regular, têm mais alguns nutrientes de que se necessita durante a gravidez. O seu profissional de saúde pode prescrever-lhe uma vitamina pré-natal, ou pode comprá-las na farmácia, sem receita médica.

Tome uma vitamina para grávidas todos os dias durante a gravidez. Se está a planear engravidar, comece a tomar vitaminas para grávidas antes de engravidar.

O seu corpo utiliza vitaminas, minerais e outros nutrientes nos alimentos para se tornar forte e saudável. Durante a gravidez, o seu bebé em crescimento recebe de si todos os nutrientes que necessita. Por isso, pode precisar mais durante a gravidez do que precisava antes. Se estiver grávida de múltiplos (gémeos, trigémeos ou mais), pode precisar de mais nutrientes do que se estiver grávida de um bebé. A sua vitamina para grávidas contém a quantidade certa de nutrientes de que necessita durante a gravidez.

Se for vegetariana, tiver alergias alimentares ou não conseguir comer certos alimentos, o seu médico pode querer que tome um suplemento para a ajudar a obter mais de determinados nutrientes. Um suplemento é um produto que se toma para compensar certos nutrientes que não se obtêm em quantidade suficiente nos alimentos que se comem. Por exemplo, o seu médico pode recomendar-lhe que tome um suplemento vitamínico para o ajudar a obter mais vitamina D, ferro ou cálcio.

Que nutrientes são mais importantes durante a gravidez?

Todos os nutrientes são importantes, mas estes seis desempenham um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do bebé durante a sua gravidez:

  1. Ácido fólico
  2. Ferro
  3. Cálcio
  4. Vitamina D
  5. DHA
  6. Iodo

O que é ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina B que todas as células do seu corpo necessitam para um crescimento e desenvolvimento saudável. Tomar ácido fólico antes e durante o início da gravidez pode ajudar a prevenir malformações congénitas do cérebro e da coluna vertebral chamadas defeitos do tubo neural (também chamadas DTN). Alguns estudos mostram que a toma de ácido fólico pode ajudar a prevenir deficiências cardíacas e malformações congénitas na boca do seu bebé (chamadas fissuras labiais e palatinas).

  • Antes da gravidez, tomar um suplemento vitamínico com 400 mcg de ácido fólico todos os dias.  
  • Tomar um suplemento vitamínico com 400 mg de ácido fólico todos os dias, mesmo que não esteja a tentar engravidar.
  • Durante a gravidez, tomar um suplemento vitamínico para grávidas todos os dias que contenha 600 mcg de ácido fólico.

Verifique a etiqueta do produto para ver a quantidade de ácido fólico nele contida.

Se estiver em alto risco de ter um bebé com uma DTN, fale com o seu médico sobre como pode tomar com segurança 4.000 mcg de ácido fólico todos os dias para ajudar a prevenir uma DTN. Comece a tomar 4.000 mcg pelo menos 3 meses antes de engravidar e durante as primeiras 12 semanas de gravidez. Se estiver em alto risco:

  • Tiver tido uma gravidez com uma DTN no passado.
  • Você ou o seu parceiro tiver uma DNT.
  • O seu parceiro tiver um filho com uma doença não patológica.

Não tome várias vitaminas multivitamínicas ou vitaminas para grávidas. Pode obter demasiados outros nutrientes, que podem ser prejudiciais para a sua saúde. O seu médico pode ajudá-la a descobrir a melhor e mais segura forma de obter a quantidade certa de ácido fólico.

Também pode obter o ácido fólico dos alimentos. Citrinos, vegetais de folha verde e feijão são todas excelentes fontes de ácido fólico. Alguns alimentos são também enriquecidos com ácido fólico, tais como cereais, pão, arroz e massas.

O que é o ferro?

O ferro é um mineral. O seu corpo utiliza ferro para fazer hemoglobina, uma proteína que ajuda a transportar o oxigénio dos pulmões para o resto do seu corpo. Precisa do dobro da quantidade de ferro durante a gravidez do que precisava antes da gravidez. O seu corpo precisa deste ferro para fazer mais sangue, de modo a poder transportar oxigénio para o seu bebé. O seu bebé precisa de ferro para fazer o seu próprio sangue.

Durante a gravidez, precisa de 27 miligramas de ferro por dia. A maioria das vitaminas para grávidas tem esta quantidade. Também se pode obter ferro a partir da comida. As boas fontes de ferro incluem:

  • Carne magra, aves e frutos do mar
  • Cereais, pão e massas que lhe tenham sido adicionados a ferro (verificar o rótulo da embalagem)
  • Vegetais de folhas verdes
  • Feijões, frutos secos, uvas passas e frutos secos

Os alimentos que contêm vitamina C podem aumentar a quantidade de ferro que o seu corpo absorve. É uma boa ideia consumir alimentos como sumo de laranja, tomate, morangos e toranja todos os dias.

O cálcio (em produtos lácteos como o leite) e café, chá, gemas de ovos, fibras e soja podem bloquear o seu corpo de absorver o ferro. Tente evitá-los ao mesmo tempo que come alimentos ricos em ferro.

Se não ingerir ferro suficiente durante a gravidez, poderá ter mais probabilidades de sofrer:

  • Infeções.
  • Anemia. Isto significa que tem muito pouco ferro no seu sangue.
  • Fadiga. Isto significa que se sente realmente cansada ou exausta.
  • Parto prematuro. Isto significa que o seu bebé nasce demasiado cedo, antes das 37 semanas de gravidez.
  • Baixo peso à nascença. Isto significa que o seu bebé nasce com peso inferior a 5lf 8oz, aproximadamente 2,5 kg.

Continue a ler o artigo para conhecer mais vitaminas importantes para grávidas.

O que é o cálcio?

O cálcio é um mineral que ajuda os ossos, dentes, coração, músculos e os nervos do seu bebé a desenvolverem-se. Durante a gravidez, são necessários 1.000 miligramas de cálcio por dia. Pode obter esta quantidade tomando a sua vitamina para grávidas e comendo alimentos que contenham muito cálcio. As boas fontes de cálcio são, entre outras:

  • Leite, queijo e iogurte
  • Brócolos e couves
  • Sumo de laranja que tem cálcio adicionado (verifique o rótulo da embalagem)

Se não receber cálcio suficiente durante a gravidez, o seu corpo tira-o dos seus ossos e dá-o ao seu bebé. Isto pode causar problemas de saúde, tais como osteoporose, mais tarde na velhice. A osteoporose faz com que os seus ossos fiquem magros e se partam facilmente.

O que é a vitamina D?

A vitamina D ajuda o seu corpo a absorver o cálcio. Também ajuda os nervos, músculos e sistema imunitário do seu corpo a funcionar. O seu sistema imunitário protege o seu corpo de infeções. A vitamina D ajuda os ossos e os dentes do seu bebé a crescer.

Durante a gravidez, necessita de 600 IU (unidades internacionais) de vitamina D por dia. Pode obter esta quantidade a partir da comida ou da sua vitamina para grávidas. As boas fontes de vitamina D são, entre outras:

  • Peixes gordos, como o salmão
  • Leite e cereais que tem vitamina D adicionada (verifique o rótulo da embalagem)

O que é DHA?

O ácido docosa-hexaenoico (DHA) é um tipo de gordura (chamada ácido gordo ómega 3) que ajuda no crescimento e desenvolvimento. Durante a gravidez, precisa de DHA para ajudar o cérebro e os olhos do bebé a desenvolverem-se. Nem todas as vitaminas para grávidas contêm DHA, por isso pergunte ao seu médico se precisa de tomar um suplemento de DHA.

Durante a gravidez, recomenda-se que as mulheres comam 8 a 12 oz de frutos do mar com baixo teor de mercúrio por semana (aproximadamente entre 220 a 340 gramas). Boas fontes de DHA são, entre outras:

  • Arenque, salmão, truta, anchovas, linguado, peixe-gato, camarão e tilápia
  • Sumo de laranja, leite e ovos que lhes tenham sido adicionados DHA (verificar o rótulo da embalagem)

O que é iodo?

O iodo é um mineral de que o seu corpo necessita para fazer hormonas da tiroide, que ajudam o seu corpo a utilizar e armazenar energia dos alimentos. Precisa de iodo durante a gravidez para ajudar o sistema nervoso do seu bebé a desenvolver-se. O sistema nervoso (cérebro, medula espinal e nervos) ajuda o seu bebé a mover-se, pensar e sentir.

Durante a gravidez, necessita de 220 microgramas de iodo todos os dias. Nem todas as vitaminas para grávidas contêm iodo, por isso, certifique-se de que come alimentos que contenham iodo. Pergunte ao seu médico se precisa de tomar um suplemento de iodo.

As boas fontes de iodo são, entre outras:

  • Peixe
  • Leite, queijo e iogurte
  • Cereais e pão enriquecidos ou fortificados (verificar o rótulo da embalagem)
  • Sal iodado (sal com iodo adicionado; verificar o rótulo da embalagem)
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