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Encontrada em praticamente todos os tecidos e células do corpo humano e viabilizando muitas funções biológicas, a Vitamina D 10000 ui provém de três fontes: os alimentos, os suplementos e o sol. É também uma de quatro vitaminas lipossolúveis, sendo que as outras três vitaminas são a A, a E e a K.

A Vitamina D 10000 ui tem duas formulações relevantes para a saúde humana: a Vitamina D 10000 ui2 (produzida por algumas plantas) e a Vitamina D 10000 ui3 (sintetizada quando a pele é exposta aos raios ultravioleta).

O seu papel principal é na regulação e absorção do cálcio e do fósforo. O raquitismo em crianças e osteomalacia, osteopenia e osteoporose em adultos, são as consequências mais bem comprovadas da deficiência da Vitamina D 10000 ui.

Além disso, centenas de estudos ao longo dos últimos 15 anos sublinham a importância do papel potencial da Vitamina D 10000 ui na redução do risco de outras doenças, incluindo alguns cancros, doenças cardíacas, AVC, diabetes, doenças autoimunes, doenças infeciosas, doenças neurocognitivas e até a mortalidade. Embora grande parte desta investigação esteja em curso, e possa fornecer respostas mais definitivas apenas no futuro, o consenso geral atual é que, com exceção da saúde óssea, a relação entre a Vitamina D 10000 ui e outras condições de saúde ainda não é clara.

Contudo, há pouco consenso quanto ao que constitui ser deficiência de Vitamina D 10000 ui e a sua ingestão ideal.

Qual é a ingestão recomendada de Vitamina D 10000 ui?

O estado da Vitamina D 10000 ui é avaliado através de um simples teste de sangue e medido como nano gramas de 25-hidroxi Vitamina D 10000 ui por mililitro de sangue, ou ng/ml. Dependendo de quem se estiver a avaliar, os níveis suficientes variam entre 20-50 ng/ml e 40-80 ng/ml, enquanto a ingestão recomendada para adultos é de 600 IU no mínimo, e de 5.000 IU no máximo, por dia.

Os especialistas concordam que a maioria dos adultos americanos ficam aquém dos níveis recomendados no que diz respeito à Vitamina D 10000 ui. Correm risco, em específico, indivíduos com excesso de peso ou obesos ou que tenham sido submetidos a cirurgia de bypass gástrico, idosos, pessoas com exposição solar limitada, pessoas com doença inflamatória intestinal ou outras condições que causem má absorção de gordura. Identificado como “um nutriente não consumido” nas orientações dietéticas 2015-2020 para os americanos, conseguir uma ingestão adequada de Vitamina D 10000 ui apenas a partir de alimentos pode ser um desafio. Existe um número relativamente limitado de alimentos ricos em Vitamina D 10000 ui, sendo que as melhores fontes são os peixes gordos como o salmão, a sardinha, a truta, a cavala e o atum, para além dos óleos de fígado de peixe. De facto, a maioria da Vitamina D 10000 ui dietética provém de alimentos fortificados, tais como leite, sumos e cereais de pequeno-almoço.

Enquanto algumas fontes defendem uma exposição solar adequada para a produção de Vitamina D 10000 ui, a exposição sem protetor solar para bloquear os raios UV representa um risco acrescido de cancro da pele, embora isto possa mudar até ao lançamento de protetores solares “amigos” da Vitamina D 10000 ui.

Entretanto, a Vitamina D 10000 ui suplementar pode ser necessária para preencher lacunas de nutrientes. A Vitamina D 10000 ui3, que é feita em parte a partir de lã de ovelha, é a forma preferida porque é mais rapidamente convertida no fígado para a forma que o corpo utiliza do que a Vitamina D 10000 ui2 (que é normalmente encontrada nas prescrições médicas, mas é mais difícil de medir no sangue). No entanto, quando aconselham clientes vegans, os nutricionistas devem recomendar suplementos de Vitamina D 10000 ui2. Os suplementos podem ser tomados diariamente, semanalmente ou mensalmente, e muitos prestadores de cuidados de saúde recomendam começar com uma dose mais elevada, depois reduzir após um ou dois meses e continuar com uma dose de manutenção. As multivitaminas também podem fornecer alguma Vitamina D 10000 ui – tipicamente 400 IU, mas com um intervalo entre 200 IU e 10.000 IU.

Toxicidade da Vitamina D 10000 ui

Enquanto as preocupações de segurança se estendem frequentemente com níveis elevados de vitaminas lipossolúveis, a Vitamina D 10000 ui parece ser a exceção. A toxicidade da Vitamina D 10000 ui, uma das condições médicas mais raras, deve-se tipicamente a doses extremamente elevadas de 50.000 IU diárias, mas pode ocorrer a um nível tão baixo quanto 10.000 IU por dia. O máximo nível de ingestão tolerável é de 4.000 UI para adultos. “Demasiada Vitamina D 10000 ui pode aumentar os níveis de cálcio, o que pode levar à calcificação dos rins e dos vasos sanguíneos, níveis elevados de cálcio e fósforo no sangue que normalmente ocorrem quando os níveis séricos atingem 200-250 ng/ml”, diz Michael Holick, PhD. “Quando os níveis tóxicos são atingidos, as consequências desaparecem assim que o suplemento é descontinuado, a menos que a toxicidade tenha persistido durante longos períodos de tempo”.

Categories: Vitaminas