web analytics

A vida quotidiana está cada vez mais digital.

Trabalha-se à distância com recurso a plataformas de videoconferência e programas operados a partir da cloud, encomenda-se comida a partir de apps no smartphone e pagam-se produtos e serviços sem sequer ser necessário tirar a carteira do bolso ou sair do sofá.

Este último ponto relativo aos pagamentos cashless (sem recurso a dinheiro físico) é um dos mais entusiasmantes e aquele que apresenta, até pela importância que tem na sociedade, uma grande evolução tecnológica e uma maior taxa de penetração entre os consumidores como, aliás, pode ser comprovado pelos recentes dados publicados pelo Banco de Portugal no “Relatório dos Sistemas de Pagamento 2022”.

De acordo com este documento, os pagamentos contactless, isto é, os pagamentos com cartões de crédito/débito, smartphones e smartwatches com tecnologia de leitura por aproximação Near Field Communication (NFC), representaram no ano passado 48,8% dos pagamentos de compras realizadas no nosso país, o que corresponde a um crescimento anual de 58,6%.

A utilização crescente desta tecnologia que permite, pela mera aproximação de um cartão ou smartphone de um TPA contactless, se efetue um pagamento, acaba por ser, segundo o REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, uma importante fonte de receita e valorização dos negócios portugueses, já que no total de 2022, estes tipo de transações tiveram um peso na facturação dos retalhistas nacionais de 56%, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que em 2019.

Soluções de Pagamento Cashless Inovadoras e Adaptadas aos Negócios

Colher este aumento de faturação implica, contudo, que os retalhistas ofereçam aos seus clientes terminais de pagamento automáticos (TPA) onde estes possam efetuar os seus pagamentos cashless.

As variantes são muitas e dependem não só do tipo e nível de faturação do negócio, como também dos hábitos dos consumidores habituais: pagam mais com recurso a cartão? MB WAY? Carteiras digitais?

De forma a dar resposta a todas estas cambiantes, a REDUNIQ, marca com uma história ímpar no desenvolvimento de soluções de pagamento em Portugal, oferece aos retalhistas que querem apanhar o comboio da inovação e captarem mais clientes, três soluções TPA de última geração: Easy, Smart e Soft.

  1. Criado a pensar nos negócios que façam poucas transações, o REDUNIQ Easy vem permitir que, sem comissões, período de fidelização ou receita mínima, um negócio aceite pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa, Mastercard) através de PIN, contactless e MB WAY diversificando, deste modo, as suas formas de receber pagamentos.
  2. Já num outro patamar de exigência em termos de faturação, com o REDUNIQ Smart além de permitir que uma loja física aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
  3. Mais recentemente, a REDUNIQ foi ainda mais longe e lançou no mercado o inovador REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento que permite a um negócio aceitar pagamentos, de forma simples  e rápida, por cartão, através de Contactless, MB WAY (QR Code, número de telemóvel ou NFC), Apple Pay e Google Pay, onde e quando o retalhista quiser sem a necessidade de ter um TPA físico, já que a gestão de tudo passa por uma App que pode ser instalada no seu smartphone.

Soluções para acomodar este novo paradigma no setor dos pagamentos não faltam, mas que vantagens, para além do crescimento da faturação, os pagamentos contactless trazem aos negócios e aos consumidores.

Vantagens dos Pagamentos Contactless para os Negócios

  • Menos custos e maior segurança, já que existe menos dinheiro em caixa;
  • Maior mobilidade, uma vez que o negócio pode aceitar pagamentos em qualquer lugar (REDUNIQ Soft);
  • Maior rapidez nas transações (3 segundos em média por transação) que evita a formação de filas;
  • Melhor gestão, uma vez que a informação de fecho do terminal pode ser enviada para o email ou impressão;
  • Aceitação de cartões nacionais, internacionais, contactless, Google Pay, Apple Pay e MB Way;
  • Acompanhamento em tempo real das vendas.

Vantagens dos Pagamentos Contactless para os Consumidores

  • Maior simplicidade;
  • Mais rapidez;
  • Mais higiénico do que o dinheiro físico;
  • Auxilia na organização financeira (todos os gastos ficam registados);
  • Maior segurança (não é necessário transportar dinheiro).

Termos e Condições | Cidade Viva Portugal | Politica de Privacidade