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É realmente possível (ou benéfico) mudar o seu corpo para um modo queima de gordura? Descubra os factos.

Quando se trata de uma alimentação saudável, todos sabemos que reduzir os alimentos ricos em gordura é a melhor maneira. Mas vamos apresentá-lo a dieta keto, que vira esta teoria de cabeça para baixo — em vez de encorajar a troca de hidratos de carbono por gorduras. A ideia por detrás desta dieta é que, sem hidratos de carbono para usar para energia, o corpo muda para modo queima de gordura.

Mas não se deixe enganar. Seguir uma dieta keto não lhe dá um livre passe para mergulhar em todos os seus alimentos favoritos. Por mais incrível que pareça, não é assim tão simples. Quer saber mais? Vamos dividir a dieta em, para tornar um pouco mais fácil de compreender e digerir.


A solução: dieta keto.

Curto para cetogénico, a dieta keto é uma dieta de carboidratos muito baixo (menos de 50 gramas por dia), sendo altamente proteica e moderada. Os hidratos de carbono são geralmente a principal fonte de energia do corpo. Mas reduzindo a quantidade que come, o corpo obtém a sua energia queimando gordura. A dieta keto visa colocar o corpo num estado metabólico de cetose nutricional, onde a gordura é transformada em cetonas no fígado, que pode então ser usada para energia.

A dieta keto foi introduzida pela primeira vez na década de 1920 como um tratamento para a epilepsia. Recentemente, porém, como a cetose ajuda o corpo a queimar gordura, tornou-se uma escolha popular para aqueles que procuram perder peso.

Que alimentos posso comer numa dieta de keto?

Se quiser seguir uma dieta keto, terá de limitar a ingestão de hidratos de carbono a menos de 50 gramas por dia — muito abaixo da quantidade recomendada de 260 gramas por dia para adultos. Alimentos ricos em hidratos de carbono, como frutas e legumes com amido, pão, massas, grãos e açúcar estão fora da ementa. Mas não entre em pânico. Isto não significa que vai passar fome.  Alimentos ricos em gordura forneceriam cerca de 80% da sua ingestão diária de energia numa dieta keto.

Mas tenha cuidado, quando falamos de comida gordurosa, ir keto não é desculpa para se deliciar apenas com bife, bacon e manteiga. As suas refeições devem basear-se em alimentos reais e é importante manter-se nas escolhas de gorduras saudáveis sempre que possível, como carne magra, peixe, vegetais (como couve e espinafre) e óleos mais saudáveis (azeite e óleo de abacate). A dieta envolve evitar vegetais de raiz de amido como batatas, chirivia e beterraba. Ovos, laticínios, frutos secos e sementes, são todos exemplos para a maioria dos “dieters” cetogénicos, visto que são baixos em hidratos de carbono e ricos em gordura.

“É importante planear cuidadosamente as suas refeições e lanches com antecedência para ajudá-lo a manter-se no caminho certo e a manter-se numa forma mais saudável e “keto-friendly””, diz Vicky Pennington, nutricionista do Boots. “Uma dieta de perda de peso só pode ser eficaz se for nutricionalmente saudável, suporta um défice de calorias e pode ser mantida ao longo do tempo. Certifique-se de beber muita água e também pode considerar tomar um suplemento de fibras, vitaminas e minerais.”

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Há algum efeito colateral na dieta?

Quando se começa a seguir uma dieta keto, o seu corpo precisa de tempo para começar a mudar a sua fonte de combustível da glicose para a gordura. Quando isso acontecer, poderá experimentar uma coleção de efeitos secundários conhecidos como “keto-gripe” que podem incluir:

• Sentir-se cansado.

• Mau hálito.

• Cãibras nas pernas.

• Tonturas.

• Desejos.

Estes geralmente desaparecem depois de algumas semanas seguindo a dieta.

Quais são os prós e contras da dieta keto?

Para muitas pessoas que seguem uma dieta keto, o maior profissional é que pode ajudar na perda de peso. É importante lembrar que, com base nas evidências disponíveis atuais, deve ser uma abordagem a curto prazo planeada cuidadosamente. Isso porque há muito pouca pesquisa para mostrar quão eficaz ou saudável a dieta é a longo prazo.

Os efeitos secundários da gripe keto no início da dieta podem ser difíceis de lidar. Pode ser difícil manter-se por um longo período, dado que é uma dieta restrita e pode causar deficiências nutricionais em certas vitaminas, minerais e fibras.

Se há pessoas à sua volta que parecem estar a adorar o estilo de vida keto, não significa que também vai funcionar bem para si. É importante lembrar que definitivamente não há “um tamanho único” quando se trata de dieta e uma dieta cetogénica não será o adequado para todos. Converse sempre com o seu médico antes de iniciar qualquer plano de perda de peso, especialmente se tiver uma condição médica, quer perder uma abundância de peso, está grávida ou está a amamentar.

Existe algum comprimido ou tenho sempre de seguir a dieta?

Sim, existe um comprimido! Tudo o que tem de fazer para obtê-lo é pesquisar “comprimidos keto Portugal” no seu motor de pesquisa e inúmeras opções surgirão. Pode filtrar os resultados através da disponibilidade na sua região.