web analytics

Quer as opções de telefone ecológicas funcionem ou não para si, ainda existem várias formas de abordar a tecnologia de forma mais sustentável, que indiscutivelmente têm um impacto maior do que aquilo que acabam por comprar.

Se tem um iPhone 5, iPhone 6 ou iPhone 7 e quer trocá-lo por um modelo melhor, deve sempre considerar um iPhone 8 recondicionado, iPhone 11, iPhone 12 e assim por diante.

1. Comprar menos frequentemente

Os americanos substituem os seus telemóveis a cada 2 anos, em média, e vários países da Europa seguem uma linha temporal semelhante. Por vezes, estes telefones substituídos já não funcionam, mas muitas vezes, ainda funcionam perfeitamente bem. Eu percebo — ter as características mais recentes pode ser incrivelmente tentadora.

Para evitar um potencial FOMO (“fear of missing out”), aproveite para considerar as funcionalidades que deseja. Em alguns casos, pode valer a pena gastar um pouco mais de dinheiro no modelo de que realmente gosta, e mantê-lo por mais tempo.

Os planos de telemóvel contratados também permitem muitas vezes substituir o telemóvel de dois em dois anos com desconto, e parece que está a pagar “por nada” se não aceitar isso.

2. Siga a higiene adequada da bateria

A duração da bateria pode deteriorar-se rapidamente, mas pode preservar a sua, carregando até 80% e mantendo-a acima dos 20%. Os especialistas dizem que isto vai manter a sua bateria saudável por mais tempo, uma vez que na verdade não é bom para as baterias de iões de lítio estarem totalmente carregadas ou mortas.  Também não precisa de carregar o telemóvel de uma só vez (a não ser que queira) — dizem que carregar 5 a 10% de cada vez está perfeitamente bem.

3. Proteja o seu telefone

Para manter o telemóvel fisicamente protegido, também pode querer comprar um protetor de tela de vidro temperado.

Também é importante arranjar uma caixa de proteção. Existem algumas opções compostáveis, mas casos compostáveis não são os mais protetores. Um telefone avariado supera qualquer benefício ambiental de um caso compostável.

4. Reparação, quando possível

Muitas questões tecnológicas comuns podem ser corrigidas, quer tenha um ecrã rachado ou uma câmara. Se possível, vá a uma oficina de reparação autorizada para a sua empresa de telefones, uma vez que terão as peças originais.

Infelizmente, a reparação nem sempre é fácil ou rentável. Os telefones tradicionais não são modulares, por isso substituir uma parte normalmente significa substituir um monte de peças.

5. Não se sinta culpado. Experimente o seu melhor como indivíduo + apoiar a legislação do Direito de Reparar

Não se deve sentir culpado pelas barreiras para comprar telefones de forma sustentável e reciclá-los corretamente. Se está a tratar do teu telemóvel e a reduzir as tuas atualizações, já está no bom caminho.

Caso contrário,  pode:

1. Revender o seu telefone

Se o seu telefone ainda estiver funcional e quiser comprar outro, pode considerar vendê-lo ou dá-lo (certifique-se de que a fábrica o repõe primeiro!).

Existem várias plataformas para revender telefones antigos. Remodelam e revendem os dispositivos para ajudar a reduzir o “e-waste”.

2. Reutilizar ou reciclar telefones antigos

Pode transformar o seu telefone antigo num telefone de reserva de emergência, o que pode ser útil durante viagens ao ar livre. Todos os telefones são necessários para poder ligar para o 911 mesmo sem um cartão SIM ou plano de serviço. Isto pode ser útil se o seu telefone principal ficar sem bateria durante a viagem.

Termos e Condições | Cidade Viva Portugal | Politica de Privacidade